O hipnoparto circula com promessas grandes: parto sem dor, parto sem intervenção, parto “como deveria ser”. Eu trabalho com preparo emocional para o parto e vou fazer aqui o contrário do que costuma ser feito — mostrar o que os estudos encontraram, inclusive onde eles não encontraram nada.
Primeiro, o que é
Hipnoparto é um método de preparo que combina respiração dirigida, relaxamento profundo, visualização e mudança de linguagem. A palavra assusta, mas não se trata de perder a consciência nem de ficar sob o controle de alguém: é um estado de concentração focada, parecido com o de quem se envolve tanto num livro que deixa de ouvir o que acontece em volta. A mulher segue acordada, lúcida e capaz de decidir a qualquer momento.
O que mostra a maior revisão sobre o assunto
A revisão de referência é da Cochrane: Hypnosis for pain management during labour and childbirth, atualizada em 2016, reunindo nove ensaios clínicos randomizados e 2.954 mulheres.
Os achados, sem maquiagem:
- Mulheres do grupo hipnose tiveram menor probabilidade de usar analgesia farmacológica em geral (risco relativo médio 0,73; IC 95% 0,57–0,94; 8 estudos, 2.916 mulheres). Os próprios autores classificam essa evidência como de qualidade muito baixa.
- Não houve diferença no uso de peridural.
- Não houve diferença clara na sensação de estar lidando bem com o trabalho de parto (diferença média 0,22; IC 95% −0,14 a 0,58; um estudo, 420 mulheres).
- Não houve diferença clara na taxa de parto vaginal espontâneo (RR médio 1,12; IC 95% 0,96–1,32; 6 estudos, 2.361 mulheres).
- Não houve diferença clara na satisfação com o alívio da dor.
E a frase que resume a confiança que se pode ter em tudo isso, na avaliação GRADE feita pelos autores: a evidência foi considerada de baixa qualidade para todos os desfechos primários, por inconsistência entre os estudos, limitações de desenho e imprecisão.
A conclusão dos autores é direta: a hipnose pode reduzir o uso geral de analgesia durante o trabalho de parto, mas não o uso de peridural, e são necessários ensaios grandes e bem desenhados para saber se o método tem valor no manejo da dor do parto.
Um dos maiores ensaios — e o que ele encontrou de mais interessante
Em 2015, o BJOG publicou o ensaio SHIP, conduzido em três serviços do NHS britânico com 680 mulheres nulíparas (grávidas do primeiro filho). Elas foram sorteadas entre cuidado habitual e cuidado habitual mais treinamento breve de autohipnose: dois encontros em grupo de 90 minutos, por volta de 32 e 35 semanas, com um áudio para uso diário.
O desfecho principal era o uso de peridural. Resultado:
27,9% no grupo de intervenção contra 30,3% no grupo controle — razão de chances 0,89; IC 95% 0,64–1,24. Sem diferença estatisticamente significativa. E o mesmo em 27 dos 29 desfechos secundários pré-especificados.
Ou seja: um dos maiores ensaios sobre autohipnose no parto (outro, dinamarquês, com 1.222 mulheres, também não encontrou diferença na peridural nem na dor) não reduziu peridural, nem a maior parte dos desfechos clínicos e psicológicos.
Mas dois dos 29 desfechos foram diferentes — e são justamente os que interessam a quem procura o método por medo. As mulheres do grupo de intervenção apresentaram níveis reais de ansiedade e de medo menores do que os que elas próprias haviam antecipado:
- Ansiedade: diferença média −0,72 (IC 95% −1,16 a −0,28; P = 0,001).
- Medo: diferença média −0,62 (IC 95% −1,08 a −0,16; P = 0,009).
Os autores terminam o artigo dizendo que o impacto da ansiedade e do medo do parto “precisa de mais investigação”.
Lendo isso com honestidade
Se alguém te vender hipnoparto prometendo que você não vai precisar de peridural, essa promessa está desmentida pelo melhor dado disponível. Se te prometerem parto sem dor, também.
O que sobra é menos espetacular e, na minha experiência clínica, mais útil: o único sinal que apareceu está no medo e na ansiedade — em desfechos secundários, que precisam ser confirmados — na distância entre o que a mulher temia sentir e o que ela sentiu. Para quem chega ao terceiro trimestre com pavor do parto, ou com a memória de uma experiência anterior difícil, isso não é pouco.
E é honesto dizer também que a qualidade geral dessa evidência é baixa. Baixa qualidade não significa que não funciona; significa que os estudos existentes são poucos, heterogêneos e não permitem uma afirmação forte em nenhuma direção. Quem afirma com certeza — a favor ou contra — está indo além do que os dados sustentam.
O que o hipnoparto não é
- Não é anestesia. Não substitui analgesia e não elimina a dor.
- Não decide a via de nascimento. As técnicas também podem ser usadas em cesárea — na espera, no bloqueio, no momento de ficar imóvel e na recuperação.
- Não é psicoterapia. É educação em saúde e treino de técnicas. Quando aparecem sinais de transtorno de ansiedade, depressão gestacional ou trauma, o encaminhamento é para profissional especializado — e as duas coisas podem caminhar juntas.
- Não é um teste que você passa ou não. Escolher peridural depois de ter treinado não é fracasso. É uma escolha a mais, feita com mais calma.
Para quem costuma valer a pena
Pelo que vejo no consultório — e isso é experiência clínica, não dado de estudo, o preparo emocional rende mais para quem chega com medo importante do parto, para quem tem uma experiência anterior mal resolvida e para quem quer ampliar os próprios recursos antes de decidir sobre analgesia — e não para quem procura uma garantia.
Prometer certeza sobre o parto é a coisa mais fácil de vender e a mais desonesta de entregar. Prefiro entregar preparo.
Referências
- MADDEN, K.; MIDDLETON, P.; CYNA, A. M.; MATTHEWSON, M.; JONES, L. Hypnosis for pain management during labour and childbirth. Cochrane Database of Systematic Reviews, 2016, n. 5, CD009356. DOI: 10.1002/14651858.CD009356.pub3. PMID: 27192949.
- DOWNE, S. et al. Self-hypnosis for intrapartum pain management in pregnant nulliparous women: a randomised controlled trial of clinical effectiveness. BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology, v. 122, n. 9, p. 1226–1234, 2015. DOI: 10.1111/1471-0528.13433. PMID: 25958769.
Este texto é informativo e não substitui avaliação individual.
— Ana Angélica Abbas · Enfermeira Obstetra · COREN-MG 376.105

